sábado, 26 de julho de 2008

3ª EDIÇÃO 2008

PROGRAMA
Léla Queiros - "Casa com a coisa"
Sábado 02

Sem título.
Trabalho solo de Alexandra Dias que vem sendo desenvolvido na pesquisa teórico-prática que realiza no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na UFRGS. O ponto de partida do trabalho está no entendimento do performer como autor e matéria da criação. Nele, o processo de criação em performance é abordado como saltos dentro do espaço de um mapa complexo que está sendo desenhado o tempo todo.

Concepção e execução: Alexandra Dias

Linha Tênue
Quando a dúvida é mais forte que tudo e fica difícil até de se mover, então qualquer gesto ou movimento é importante.

Concepção e interpretação: Marco Fillipin
Direção: Janaina Jorge


Fragmentos – Mulheres Falam Sobre Homens que Dançam
Fragmentos de Espetáculo de dança contemporânea, dirigido ao público adulto, que apresenta uma leitura feminina do universo masculino, onde a visão feminina procura transcrever o que o homem moderno quer e quem ele é, em uma compreensão poética do seu ego, de suas relações emocionais com as mulheres e os conflitos de gênero na sociedade contemporânea.

Direção e Coreografia: Isabel Willadino e Letícia Paranhos
Elenco: Giuli Lacorte, Mariano Neto e Roberto Volkmann

ACASO
As surpresas do acaso transpostas para a linguagem do corpo. Como um corpo como um todo pode se transformar em fragmentos de si mesmo. E como estes fragmentos interagem entre si e se antagonizam, de uma certa forma fugindo ao controle e desobedecendo comandos. E como os comandos agem para controlar estes fragmentos.

Intérprete Criadora - Viviane Lencina
Direção - Eva Schul

Deslocamentos
Um fragmento do trabalho de conclusão de curso de 2007, em Teatro na UERGS – Universidade estadual de Rio Grande do Sul. Pesquisa em processo que se propõe a adentrar em campos de intersecção das linguagens artísticas, através do dialogo com a artista-educadora Marie Ange Bordas, e seu trabalho visual “Displacements” focado na trajetória vivida por refugiados em diferentes lugares do mundo. É uma construção simbólico-artística sobre um dos fenômenos mais relevantes da atualidade – o deslocamento territorial e a perda de identificação no mundo.

Performer criadora: Renata de Lélis
Trilha Sonora Original: Bebeto Alves
Orientação: Profa. MS. Celina Alcântara
Co-orientação: Profa. Tatiana da Rosa

Mediadores
Susana França, Marcelo Andrade, Luciana Paludo, Léla Queiroz, Iria Barcelos, Angélica Boff.


Domingo 03

Mesma coisa
Mesma Coisa é a programação da repetição, ou seja uma constante transformação. A transformação pela repetição pode ser sutil, mas esta sim, se repete constantemente.
Concepção e intérprete - Cibele Sastre

Três em Um
Três em Um é um fragmento de uma obra maior chamada Século 1000, com trilha especialmente composta por Atos Flores. O tema da obra é o caos e fim dos tempos. Essa primeira parte fala do espaço, espaço entre as pessoas, luta por um espaço, noção de espaço como lugar no mundo. A questão do espaço está marcada como um desafio/tarefa aos bailarinos. Uma disputa de um mesmo espaço, partindo do princípio da Física de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, perguntamos, e quanto a três? O espaço é tratado no seu sentido localizado, mas também usado enquanto metáfora das nossas relações com ele. (Luciane Coccaro)

GRUPO EXPERIMENTAL DE DANÇA DA ULBRA
Direção: Luciane Coccaro e Atos Flores
Coreografia: Luciane Coccaro
Composição musica composta: Atos Flores
Bailarinos: Julia Lüdke, Juliana Rutkowski, Douglas Vargas

A3 - aHorta de dança
Espetáculo desenvolvido a partir do diálogo entre três distintas pesquisas em dança. Questões de notação de movimento e da criação a partir da percepção e conscientização das vivências em dança são materiais que motivaram a concepção deste trabalho. Ao longo do processo, estabeleceu-se uma relação entre a abordagem que cada uma desenvolve em sua pesquisa como a improvisação, a composição por tarefas e os diferentes princípios da educação somática. E para a Mostra Movimento e Palavra, o espetáculo A3 terá sua concepção coreográfica adaptada para duas bailarinas.


Concepção e criação: Carol Laner, Juliana Vicari e Thaís Alves
Execução: Juliana Vicari e Thaís Alves
Trilha sonora pesquisada: Arion Engers Moreira, Carol Laner, Juliana Vicari e Thaís Alves

"Casa com a coisa"
Essa performance é uma adaptação do Espetáculo teatro-dança “O Candidato” ganhando o prêmio estímulo de dança 2003-2004 da SMC. “O Candidato” baseou-se no poema homônimo de Silvia Plath - “The applicant” que enfoca a submissão da mulher, os conflitos em relação ao papel feminino por meio da paródia da oferta do dote e casamento. A situação proposta é a do rapaz pretendente, jovem desempregado e à deriva. A jovem é como uma boneca quebrada e desordenada, porém a voz que sai não é dela. A voz da vendedora da boneca é uma vilã intermediária, aquela do telão, entre o rapaz e ela. Que busca oferecer todas as vantagens do produto. Encerram-se quando finalmente o rapaz se torna dono, “casa com a coisa”.
“O trabalho se dá pela desconstrução, num hibrido tom de ironia e desconcerto carregado de possibilidade de humor”

Concepção Coreográfica: Lela Queiroz
Elenco: Lela Queiroz
Trilha sonora original: Wilson Sukorski

Mediadores
Susana França, Marcelo Andrade, Luciana Paludo, Iria Barcelos, Angélica Boff.


Nenhum comentário: