terça-feira, 17 de fevereiro de 2009






Apresentam

A Mostra Movimento e Palavra chega à sua quarta edição em 2009, caracterizando-se como um evento que busca dinamizar e estimular a produção da dança de expressão contemporânea no Rio Grande do Sul, assim como aproximar coreógrafos, intérpretes-criadores e espectadores no intuito de intercambiar experiências e formar público para a dança. A principal característica da mostra está centrada no fato de operar com coletivos de artistas independentes, solidários, que trabalham em cooperação, com trabalhos coreográficos, notadamente ligados à contemporaneidade, que se unem para dar maior visibilidade para suas criações, na tentativa de aproximá-las ao público.

Nesta quarta edição a mostra se realiza no último sábado dos meses de março, abril e maio. Dia 28 de março, dia 25 de abril e 30 de maio. O local do evento é a sala 209 do Centro Cultural Usina do Gasômetro, na qual está sediada a Eduardo Severino Companhia de Dança - idealizadora e anfitriã da mostra - através do projeto Usina das Artes, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
Serão três encontros com cinco coreógrafos em cada encontro que irão apresentar suas obras coreográficas, seguidas de diálogos com artistas, público, três comentadores e um mediador, todos profissionais com trânsito pela área das artes cênicas.
Este momento de bate-papo busca alcançar o caráter da informalidade, sem julgamentos a priori, auxiliando o público a localizar as escolhas que determinam a obra dos artistas da dança, a partir dos modos como organizam o pensamento e expressões de linguagem a respeito de sua obra. Como o artista fala e escreve sobre sua obra, como ele descreve, ou constrói uma escritura sobre sua obra, escritura essa que também é uma forma de criação artística, paralela à dança que seu corpo revela? Quais os estados vividos da própria criação que tenta se traduzir em linguagem? E onde isso tudo pode perpassar a fruição do público? A partir dessas questões, sentimos a necessidade de convidar outros olhares, perspectivas sobre o panorama da dança de Porto Alegre.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

PROGRAMAÇÃO - 2009

4º Edição Mostra Movimento e Palavra
No último sábado de cada mês, março, abril e maio às 19:30
28 de Março
Roberta Savian, Luciana Hoppe, Susana Schoellkopf e Marcio Barreto (Troupe Xipô), Luciano Tavares (Eduardo Severino Cia. de Dança), Tatiana da Rosa/Luciana Paludo
Mediadoras – Bia Diamante, Susana França, Cibele Sastre e Iria Izabel Barcellos.
25 de ABRIL
Juliana Prestes (Compañía de Flamenco ‘Del Puerto), Didi Pedone, Marçal Rodrigues, Fernanda Carvalho Leite (Grupo TATO), Eva Schul/Mônica Dantas (Ânima Cia. de Dança)
Mediadoras – Tati da Rosa, Bia Diamante, Susana França e Angélica Boff.
30 de maio
Daggi Dornelles (Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul), Andrea Spolaor, Cibele Sastre (Grupo de Risco), Clóvis Rocha (Grupo de Danças Populares Andanças) Marco Fillipin (Cia. Municipal de Dança de São Leopoldo)
Mediadoras - Susana França, Mônica Dantas, Angélica Boff e Luciana Paludo.